_________________________________________

_________________________________________
Publicidade

5.5.14

Jovem Pan AM comemorou 70 anos neste sábado

Neste dia 3 de maio, uma das principais rádios do Brasil comemorou 70 anos. A Jovem Pan AM 620 de São Paulo chega aos seus 70 anos como uma das rádios mais ouvidas na capital paulista e líder de uma extensa rede que conta com afiliadas espalhadas por todo o Brasil. 

Ainda em maio, outra rádio AM tradicional de São Paulo também fez aniversário. No dia 1º de maio foi a Rádio Globo AM 1100, que completou 62 anos.

A Jovem Pan começou sua trajetória na capital paulista no dia 3 de maio de 1944 como rádio Panamericana de São Paulo tendo como prefixo PRH-7, que era divulgado tendo como trilha as primeiras notas da Quinta Sinfonia de Beethoven. Sua primeira sede foi na rua São Bento, 279, no centro da cidade.

Em novembro do mesmo ano, a emissora foi comprada por Paulo Machado de Carvalho, passando a integrar, então, o Grupo das Emissoras Unidas. Em 1945, a Rádio Panamericana, que inicialmente transmitia novelas, transformou-se em uma emissora dos esportes, tendo o projeto executado pelo então empossado diretor-geral Paulo Machado de Carvalho Filho.

Em 1964, ainda ligado à TV Record, Antônio Augusto Amaral de Carvalho (o Tuta), outro filho de Paulo Machado de Carvalho, assumiu definitivamente a direção da emissora, onde já havia estagiado. O nome fantasia "Jovem Pan" surgiu em 1965, dado por Paulo Machado de Carvalho, para rejuvenescer o nome da emissora, já que estava envolvida com muitos eventos e fatos da atualidade da época.

Foi então que surgiu o atual prefixo da Jovem Pan, a ZYK 521. A grande transformação da Panamericana começou em 1966. Já com o nome fantasia de Jovem Pan, a rádio iniciou vários programas com ídolos da música popular brasileira que, na época, faziam grande sucesso na TV Record. Na década de 1970, a emissora passou a investir em jornalismo.

Em 1973, Tuta adquiriu as ações da emissora dos irmãos Paulo Machado de Carvalho Filho e Alfredo de Carvalho, tornando-se seu único proprietário. Em 1976, a Jovem Pan deixou a avenida Miruna, e se instalou da avenida Paulista, 807, 24º andar. Ainda neste ano, foi inaugurada a Jovem Pan FM 100.9, com sede no mesmo local.

Em 1993, a emissora iniciou o projeto da Jovem Pan Sat, que teve sua implantação em 1994, com sinal de áudio totalmente digital, transmitindo via satélite para várias regiões do país. Em 2011, a Jovem Pan Sat atingiu a marca de 25 milhões de ouvintes em todo o Brasil. 

Atualmente é a rede jornalística com maior alcance no Brasil em afiliadas, cujos números de audiência e faturamento são semelhantes a outras grandes redes de rádio brasileiras. A Jovem Pan AM é uma das mais antigas emissoras de rádio noticiosas da cidade de São Paulo, estando sempre entre as mais ouvidas.

Fonte: Tudo Rádio

0 comentários:

Publicidade

Acessos Paises - Últimas Atualizações - Blog dos Radialistas