_________________________________________

_________________________________________
Publicidade

19.4.14

Rádio MEC completa 91 anos em operação no Brasil

A Rádio MEC AM 800 do Rio de Janeiro, emissora que pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) completa 91 anos em operação neste domingo (20/04). A emissora é considerada a primeira rádio inaugurada oficialmente no Brasil e foi fundada pelo médico, professor e antropólogo Edgar Roquette Pinto, que juntamente com amigos, via na radiodifusão um instrumento para educar e aproximar comunidades isoladas no interior do país.

Segundo informações históricas, Roquette Pinto, juntamente com amigos da Academia de Ciências do Rio de Janeiro fizeram uma rádio chamada Rádio Sociedade PR-AA. A emissora foi inaugurada em 20 de abril de 1923 e os próprios fundadores que atuavam pela rádio.

Em 1936, Roquette Pinto doou a emissora ao Ministério da Educação e Cultura e a rádio seguiu os ideais do fundador executando a programação cultural que seguiu como carro-chefe. A emissora contou também com orquestra sinfônica, de câmara, quintetos, quartetos e trios de variados instrumentos. Em 1983 foi inaugurada a rádio MEC FM 98.9 do Rio de Janeiro quando a rádio passou a ter jornalismo e esportes. 

Apesar de ser a primeira rádio oficial do Brasil, a mais antiga a entrar no ar no Brasil foi a rádio Clube AM do Recife. A emissora que atualmente abriga a Rádio Globo AM 720 do Recife, é a mais antiga ainda em operação no país.

A rádio Clube realizou sua primeira transmissão radiofônica a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, em 6 de abril de 1919, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Perei. Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências àquela época. 

Em 1920, já sob a orientação de Oscar Moreira Pinto, passou a transmitir de suas novas instalações na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. Em fevereiro de 1923, com um pequeno transmissor de 10 watts, teve sua abrangência aumentada para toda a área do Recife. Em 1934 passou a ser dirigida pelo maestro Nelson Ferreira. Em 1950 inaugurou seu primeiro auditório, para 200 pessoas.

Fonte: Tudo Rádio

0 comentários:

Publicidade

Acessos Paises - Últimas Atualizações - Blog dos Radialistas