_________________________________________

_________________________________________
Publicidade

9.6.13

Curiosidade: Primeira transmissão de Rádio no Brasil

A primeira transmissão de rádio no país aconteceu em 07 de setembro de 1922, simultaneamente à exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, que foi inaugurada pelo então presidente Epitácio Pessoa.
Em meio ao clima festivo, Epitácio Pessoa abriu a programação da exposição, que foi possível por meio de um transmissor de 500 watts, fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse e instalado no alto do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro.
Apenas 80 receptores espalhados no Rio e nos municípios fluminenses de Niterói e Petrópolis acompanharam a transmissão experimental, que contou com músicas clássicas durante toda a abertura, entre elas, a ópera ‘O Guarani’, de Carlos Gomes.
De acordo com historiadores, as pessoas ouviram muito pouco da transmissão, porque o barulho da exposição era intenso e os alto-falantes relativamente fracos. O responsável pela iniciativa foi o cientista e educador Edgar Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira.

Início efetivo e regular das transmissões


Apesar da primeira transmissão de rádio no Brasil acontecer durante a celebração do centenário da Independência, o início efetivo e regular das transmissões ocorreu somente no ano seguinte, mais uma vez graças ao esforço de Roquette Pinto.
Ele tentou convencer o governo a comprar os equipamentos da empresa Westinghouse, mas não obteve sucesso. A aquisição foi então feita pela Academia Brasileira de Ciências, da qual o cientista era secretário. Em 20 de abril de 1923 entrou no ar a Rádio Sociedade Rio de Janeiro.


Atual Rádio MEC

A emissora pioneira é a atual Rádio MEC. Em 1936 ela foi doada pelo próprio Roquette Pinto ao Ministério da Educação. No mesmo ano foi fundada a Rádio Nacional, a princípio como emissora privada, incorporada na década de 40 ao patrimônio da União.

De meio comunitário à era comercial

No início, o rádio não era público e nem comercial, mas sim um meio comunitário, através da constituição de grupos e associações que se reuniam em torno do aparelho. Estes grupos e associações eram formados por pessoas que emprestavam discos para as emissoras.

Já a era comercial do rádio surgiu a partir do ano de 1932, quando o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, por meio do decreto 21.111, autorizou as emissoras radiofônicas a terem até 10% de sua programação sob a forma de publicidade.
Apenas 15% dos brasileiros ouvem rádio

Um levantamento realizado em 2012, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), mostrou que apenas 15% dos brasileiros ouvem rádio. A pesquisa comprova que o meio de comunicação vem perdendo espaço para outros veículos, como a televisão e a internet.

Primeira transmissão no mundo

A primeira transmissão de rádio no mundo aconteceu em 1906, nos Estados Unidos, pelo físico e inventor Lee de Forest, experimentalmente para testar a válvula tríodo, um dispositivo utilizado para a amplificação de sinais, entre outras funções.

Conforme alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX. Por outro lado, a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do aparelho, uma vez que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto.

Fonte: Rank Brasil

0 comentários:

Publicidade

Acessos Paises - Últimas Atualizações - Blog dos Radialistas