_________________________________________

_________________________________________
Publicidade

7.5.11

Rádio Bandeirantes completa 74 anos


A Rádio Bandeirantes de São Paulo (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz) está completando nesta sexta-feira, dia 6 de maio, 74 anos de vida. 

A emissora PRH-9, foi inaugurada no dia 6 de maio de 1937. Foi na voz de Joaquim Carlos Nobre que a emissora entrou na ar pela primeira vez: - "Boa Noite, Senhoras e Senhores. Está no ar a Rádio Bandeirantes, a nova e esperada emissora de São Paulo".

Na época, a Rádio Bandeirantes pertencia ao empresário Paulo Machado de Carvalho, dono das Rádios Record, Panamericana (hoje Jovem Pan) e da Rede de Emissoras Unidas. Mais tarde, a emissora passou para as mãos de Adhemar de Barros, que deixou a cargo de seu genro, João Jorge Saad.

Hoje a emissora integra a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e quem preside o Grupo Bandeirantes de Comunicação é o Sr. Johnny Saad.

A Rádio Bandeirantes está presente na cobertura dos principais fatos da história do Brasil e do mundo desde o dia 6 de maio de 1937, marcando o radiojornalismo brasileiro com prestação de serviço e qualidade na informação.

A inovação sempre foi uma das características da Rádio Bandeirantes. Em 1939, entrou no ar o primeiro programa esportivo feminino do Rádio brasileiro, produzido por Ary Silva. Outra iniciativa que revolucionou a forma de veiculação publicitária foi adotada em 1955 pelo Professor Bascaran, um argentino radicado no Brasil. 

O impacto do Sistema RB-55, que concentrava em 3 minutos os intervalos comerciais, foi ainda maior devido à abrangência nacional da emissora, alcançada dois anos antes. 

O Mundial de 58, na Suécia, narrado por Pedro Luiz e Edson Leite com comentários de Mário Moraes, deu um novo formato às transmissões esportivas. A equipe obteve 95% de audiência, índice nunca alcançado nem mesmo na televisão.

A tradição e a credibilidade do jornalismo, a emoção do esporte e os mais variados programas que entretêm e informam fazem da Rádio Bandeirantes um dos veículos de comunicação de maior credibilidade do país.

Ouça trechos históricos de algumas transmissões que fazem parte do acervo do Cedom, o Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes. CLIQUE AQUI (homenagem feita no ano passado).

Fonte: Bastidores do Rádio

0 comentários:

Publicidade

Acessos Paises - Últimas Atualizações - Blog dos Radialistas