_________________________________________

_________________________________________
Publicidade

4.3.10

Web Rádios - Sucesso na Rede Mundial de Computadores



Segundo pesquisas feita em 2003 pela empresa ARBITRON , que é especializada em medir a audiência de áudio e vídeo transmitidos pela Internet: entre as dez emissoras de rádio mais acessadas nos Estados Unidos, 07 existem apenas no mundo virtual. O número é significativo, principalmente se levarmos em conta que as emissoras tradicionais representam mais de 80% dos endereços www de rádio. 



E esta não parece ser uma situação passageira. Desde que o ranking foi divulgado pela primeira vez, em 1999, as emissoras virtuais têm aparecido no topo das listas de audiência. Grande parte do público que coloca as rádios virtuais no topo do ranking de audiência tem entre 12 e 24 anos . Não é coincidência o fato de ter sido esta mesma turma a responsável pelo sucesso estrondoso dos sistemas de troca de arquivos MP3 há mais ou menos 06 anos. 


No mês passado, algo em torno de 18 milhões de americanos ouviram rádio pela web. No total, as 2.300 emissoras auditadas pela ARBITRON produziram uma audiência equivalente a 17 milhões de horas em março, um número três vezes maior do que o registrado há 02 anos. 

A maioria das pessoas ouve rádio enquanto realiza outras atividades. A diferença é que, no caso do rádio on-line, as atividades complementares geralmente estão ligadas ao próprio computador.

Se você tivesse de optar entre o aparelho de televisão e o computador com acesso à Internet, com qual ficaria? Agora tente imaginar qual seria a opção escolhida pelo seu filho ou por aquele sobrinho adolescente. Se você respondeu que ficaria com a televisão, mas demonstrou dúvida com relação à segunda pergunta, é provável que tenhamos muita coisa em comum. 

Uma pesquisa - a primeira do gênero - realizada pela EDISON MEDIA RESEARCH revelou que 03 em cada 10 internautas nos Estados Unidos abriria mão da TV para permanecer conectado à web. Isso significa que algo em torno de 16 milhões de pessoas não teriam dúvidas em abandonar a TV para ficar exclusivamente com o computador. Os responsáveis pela pesquisa consideraram os resultados "significativos", tendo em vista que a televisão está completando meio século de existência, enquanto a web apenas ensaia os seus primeiros passos. 

De acordo com pesquisa divulgada em 2003 pela UIT, o Brasil ocupava o 3° lugar no Ranking daquele com 14 milhões de usuários conectados à Internet.Ficando atrás apenas do Canadá em 2° lugar com 16 milhões e Estados Unidos em 1° lugar com 159 milhões de usuários.

                                       

O perfil sócio-econômico do usuário Internet é bastante atrativo: 

A) 30% dos usuários são empresários; 
B) 84% pertencem as classes A/B e 13% a classe C; 
C) 32% ocupam posições de destaque em suas atividades.

IBOPE: 5,3 mi usam banda larga em casa 

Em 2004, 5,3 milhões de internautas residenciais utilizaram acesso em banda larga no Brasil. O dado divulgado em fevereiro pelo Ibope//NetRatings revela um crescimento de 20,5% sobre a base de 2003. 

Segundo o estudo mensal do Ibope, em 2004, a banda larga foi usada por 730 mil profissionais liberais contra 560 mil em linha discada, sendo que os usuários de acesso rápido já representam 70% do tempo navegado pelos brasileiros que acessam a web em casa. 

A internet domiciliar brasileira registrou 10,65 milhões de usuários em janeiro, o que representa uma ligeira queda diante dos 10,8 milhões somados em dezembro de 2004. 

Já o tempo de navegação cresceu no período. Em janeiro, o tempo médio navegado pelos brasileiros, em casa, foi de 14 horas e 35 minutos, o que representa um aumento de uma hora sobre a média navegada em dezembro de 2004. 

Aplicativos de mensagens instantâneas e multimídia foram responsáveis por uma média de 5 horas e 34 minutos de navegação dos brasileiros em janeiro, o que representa quase o dobro do tempo navegado pelos norte-americanos neste segmento (2 horas e 48 minutos) e está abaixo apenas do uso de aplicativos pelos espanhóis (6 horas e 16 minutos). 

Fonte: IDG Now !

0 comentários:

Publicidade

Acessos Paises - Últimas Atualizações - Blog dos Radialistas