_________________________________________

_________________________________________
Publicidade

2.9.09

A Invenção do rádio e a expansão do sistema de radiodifusão no mundo


Há mais de cem anos, o físico alemão Heinrich Hertz mostrou existirem as ondas do rádio, foi em 1887. Ele verificou que essas ondas viajavam com a mesma velocidade da luz: trezentos mil quilômetros por segundo.

Em reconhecimento ao seu trabalho- o nome de Hertz, foi adotado para significar a freqüência das ondas de rádio. O símbolo tornou-se Hz e representa a medida de um ciclo por segundo.

Em 1895, apareceu Guglielmo Marconi.Assistindo, um dia,na cidade de Bolonha, na Itália, a repetição da experiência de Hertz, veio-lhe a genial idéia de transmitir sinais através do éter.Utilizando o dispositivo do físico alemão,entregou-se pacientemente ao estudo das "ondas hertzianas ".

Dois anos mais tarde,ele descobriu o princípio de funcionamento da antena.Estava resolvido um grande problema:guiar bem ondas através do espaço.

É na Itália, com Guglielmo Marconi que a comunicação pelo rádio vai ser definitivamente descoberta.Estimulado pelos escritos de Hertz e com equipamento similares, dedicação absoluta, com o dinheiro da família, Marconi produziu o primeiro aparelho de rádio da história.

0 comentários:

Publicidade

Acessos Paises - Últimas Atualizações - Blog dos Radialistas