_________________________________________

_________________________________________
Publicidade

23.5.08

Tipos de Locuções


LOCUTOR DE RÁDIO

É o profissional que você já está acostumado a ouvir quando liga o rádio. O locutor apresenta programas de música, notícias e esporte. É um profissional que precisa ter uma boa voz, não essencialmente grave, mas com uma boa dicção, articulação e pronúncia. Isto porque o microfone amplifica e define eventuais defeitos ou falhas na voz. Um locutor pode desempenhar seu trabalho em emissoras de FM (Frequência Modulada) ou AM (Amplitude Modulada). Conforme a emissora, o profissional pode falar de forma diferente, ou seja, no FM fala-se menos de uma maneira mais rápida e objetiva. Já no AM, como o locutor tem mais espaço para falar devido a menor quantidade de músicas executadas, é mais comunicativo e tem mais liberdade para improvisar o que falar.

LOCUÇÃO EM FM

É o profissional que desempenha sua função em emissoras de Frequência Modulada. Os estilos de comunicação no FM variam conforme o estilo da emissora. A locução no FM é direcionada a um público que tem suas preferências na programação musical e não no locutor em si. O grande destaque vai para a emissora e não para o apresentador.


LOCUÇÃO EM AM

Este locutor desempenha seu trabalho em emissoras de amplitude modulada. Igual no FM os estilos de locução também mudam conforme a emissora. A locução no AM exige do profissional de locução um maior preparo, pois ele fala bem mais do que no FM. Sua postura é mais próxima ao ouvinte. Seja numa emissora popular onde suas características seja o entretenimento ou numa rádio onde o jornalismo seja seu segmento, o locutor é mais próximo ao ouvinte. Por isso que você, ao ouvir o AM, vai observar profissionais mais maduros e experientes, pois é mais complexo o trabalho junto ao microfone.


LOCUÇÃO ESPORTIVA

É o locutor que narra partidas esportivas, faz comentários dos lances do jogo e entrevista jogadores e atletas.


LOCUÇÃO COMERCIAL

É o locutor que grava os comerciais que você ouve no rádio. É importante dizer que um locutor quando grava um comercial para uma rádio, utiliza-se de técnicas bem diferentes das que usa para apresentar seu programa no rádio. A locução vai exigir um apresentação diferente da que usa para apresentar programas e notícias.


LOCUÇÃO EM NOTÍCIAS

Chamamos este profissional de Locutor Noticiarista, pois é ele quem lê e interpreta as notícias escritas por um redator. Sua voz deve passar credibilidade e segurança para os ouvintes.


LOCUÇÃO REPÓRTER

Este profissional se apresenta dentro de programas de notícias, reportagens gravadas ou ao vivo, geralmente com autoridades públicas, músicos, artistas, esportistas ou pessoas que sejam notícia. É importante salientar que um repórter na televisão precisa ser jornalista, no rádio apenas radialista.


LOCUÇÃO APRESENTADOR

Apresenta programas de auditório, documentários ou telejornais.


LOCUÇÃO ENTREVISTADOR

Apresenta programas de entrevistas, em forma de bate-papo.

1 comentários:

Jesus locutor disse...

Si desean indicativos gratuitos para su emisora de radio, en español pueden descargarlos de :
http://www.locutortv.es/descargas.htm

También pueden descargarse música sin copyright.

Publicidade

Acessos Paises - Últimas Atualizações - Blog dos Radialistas