Pages

23.5.08

Registro Profissional de Radialista (DRT)


São considerados radialistas regulamentados os profissionais que sejam empregados de empresas de radiodifusão que exerçam uma das funções em que se desdobram as atividades mencionadas no Art.4º do decreto nº 84.134.

Portanto, está claro na legislação, a inexistência da figura do “prestador de serviço”. Assim, a conceituação ficou com as normas do direito do trabalho comum previstas no art.3º da CLT, onde estão os requisitos que configuram quem é radialista:

1- pessoalidade;
2- serviço de natureza não eventual;
3- subordinação jurídica ao empregador;
4- remuneração.

Entretanto, para ser radialista, o pretendente à profissão, para poder exercê-la, deve providenciar seu registro prévio junto ao órgão administrativo competente que é a Delegacia Regional do Trabalho. O Registro Profissional tem validade em todo o território nacional..

Os sindicatos consideram que somente de três maneiras o radialista pode obter o seu registro profissional:

1- por direito adquirido (comprovar o exercício da profissão até o dia 19/12/78, data em que foi publicada a Regulamentação Profissional);
2- através da realização de Cursos de Qualificação Profissional (previsto no Art.8º );
3- na falta de cursos, através das Comissões de radialistas previstas no novo decreto nº 94.447.

JORNADA DE TRABALHO

A nova Constituição prevê o máximo de 44 horas semanais de trabalho. O que passar disso, será considerado extraordinário. Nos casos de função regulamentada, a jornada semanal é inferior. O profissional poderá exercer a função na duração minima de 5 hs diárias. Das 22:00 às 05:00 horas da manhã o trabalhador tem que receber mais 20% sobre a hora trabalhada.

Neste período, a hora fica reduzida de 60 minutos para 52 minutos e 30 segundos. Assim, 07 horas de trabalho entre 22:00 e 05:00 equivalem a 8 horas.

LOCUTOR, APRESENTADOR E ANIMADOR

Apresenta e anuncia programas de rádio ou televisão, realizando entrevistas e promovendo jogos, brincadeiras, competições e perguntas peculiares ao estúdio ou auditórios de rádio e televisão.

MERCADO DE TRABALHO

O Locutor pode trabalhar em emissoras de rádio, televisão aberta e/ou fechada e produtoras de comerciais. Para exercer a profissão de Locutor é necessário ter o registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).


28 comentários:

Claudia disse...

Gostaria de saber como posso obter o registro pois sou formada em radialismo desde 2002 porém como nunca exerci a profissão não me preocupei em obter o registro, porém agora estou tentando entrar no mercado de trabalho e já me informei que precisarei do registro para consegui a vaga. Grata

EDU BALA disse...

Alô salve. Meus amigos, atuo na área desde 1985. Nosso sindicato no interior é totalmente inoperante. Na cidade em que resido e trabalho, por exemplo, os donos das rádios deitam e rolam. Minha duvida é a seguinte. Me disseram que se eu levar minha carteiara de trabalho comprovando o registro como locutor/sonoplasta, conseguiria obter o DRT por tempo de serviço. Isso procede? Porque da ultima vez que consultei o sindicato dos radialistas, eles disseram que é mais ou menos isso, mas queriam 140 reais pra fazer o procedimento. Abraços; descobri o blog no site do Banana. Show.

victor disse...

Diga lá Claudia e Edu.Estive afastado do blog por um tempinho mais estou de volta novamente.
Respondendo a pergunta da claúdiabasta vc procurar o sindicato da sua cidade para obter o seu registro profissionla no qual vc é portadora de diploma.Se tem alguma taxa não sei lhe informar. ok...
Agora Edu é o seguinte realmente é cobrado essa taxa para incluir o registro na sua carteira, na minha cidade mesmo eles fazem uma especie de seminario para registrar em carteira. Obrigado po acessarem o blog e desculpem a ausencia.

ROMILSO LIMA disse...

ESTÁ POSTADO AQUI NO BLOG, QUE NA AUSÊNCIA DE CURSOS E ETC... SE PODE ADQUIRIR O DRT ATRAVÉZ DA COMISSÃO DE LOCUTORES; QUE COMISSÃO E COMO FAÇO PARA TER O CONTATO? POR GENTILEZA PRECISO DE UMA FORÇA. SOU LOCUTOR AMAIS DE 10 ANOS! TENHO EXPERIÊNCIA EM JORNALISMO, PROGRAMAS ROMANTICOS COM TRADUÇÕES E POEMAS E PROGRAMA DIVERSOS. SÓ QUE É AQUELA COISA, EM CIDADE PEQUENA, OS DONOS DE RÁDIO FAZEM O QUE QUEREM. O MÁXIMO QUE CONSIGO PROVAR EM CARTEIRA É 3 ANOS DE TRABALHO. TODAVIA QUERO CHEGAR LÁ. MORO ATUALMENTE NO PIAUI E GOSTARIA DE TENTAR A CARREIRA NA CAPITAL.

Victor Roberto ► ♫ disse...

ROMILSO LIMA primeiramente obrigado por acessar o Blog dos Radialistas. Desculpe a demora para responder sua dúvida.Como ninguem lhe respondeu nossos amigos radialistas vamos lá. É o seguinte procure o sindicato dos radialistas da sua cidade ou algum curso de locução com DRT. Na minha cidade tem o sindicato dos radialistas onde são emitidos os Registros Profissionais. Desde já Obrigado.Qualquer duvida pode me mandar 1 email ok. victorroberto2008@gmail.com Valeu!!!!

Guilherme e Nebraska disse...

Olá Sou Locutor Apresentador de uma radio a mais de um ano e ainda não possuo DRT..tem como eu fazer o pedido por tempo de serviço? ou se tem algum documento que garanta que estou apto a exercer as funções de Locutor?

Grato.

Guilhrme Mello disse...

Gostaria de saber se tem como tirar DRT por tempo de serviço ou se tem algum documento q diga q estou apito as funções de locutor pois faço dois programas numa radio de minha cidade a mais de um ano.Grato

Daniel Fabiano Soares Maicá disse...

Gostaria de saber como fica a função de radilistas com a queda do diploma de jornalismo:Trbalho em uma rádio comunitária ha 3 anos e queria saber também se já posso tirar a carteira profissional?Também, que tem gente , por exeplo, em minha cidade, que estão trabalhando em rádios comerciais sem registro, isso já pode?
Deixo meu email para o dono do blog e profissionais que visitam o mesmo para amiores informações:referenciasocial@gmail.com

suvela disse...

OLÁ...AMIGO OLHA EU GOSTÁRIA DE SABER COMO FAÇO PARA TIRAR O MEU DRT,SOU DA CIDADE DE CUSTÓDIA- PE
E TRABALHO EM RÁDIO COMUNITÁRIA A MAIS DE 6 ANOS COMO FAÇO PARA ADQUERIR O DRT OBG!

willamscampos@hotmail.com

Ana Helena disse...

Olá pessoal! Trabalho em uma Rádio Pública em Goiânia e tenho o registro de Radialista. Não há no Estado nenhuma faculdade com curso de Rádio e TV, então o próprio sindicato e Diretorio do Trabalho fazem o processo do Registro Profissional, mesmo a instituição elaborou um concurso que para exercer as funçoes de radialista, o profissional obrigatoriamente tem que DRT e Diploma em Rádio e TV. É legal esse tipo de exigência?

Daniel Fabiano Soares Maicá disse...

Não considero legal a exigência de um concurso para exercer a função de radialista. Penso que a profissão quando o registro de jornalismo perdeu sua obrigatoriedade, a função de radialista deveria ser mais amena e permitir que radialista que não tenham registro possam exercer a função como jornalistas em rádio mas o melhor seria se pudessem exercer a função como radilaistas mesmo.A qualidade de um trabalho bem feito não está num registro e sim na ação do serviço. Há bons profissionais de rádios comunitárias com excelente potencial criativo em rádio e péssimos radilaistas com registro profissional . Rádio é coisa séria.Sou colaborador em uma rádio comunitário e torno a colocar aqui que existe uma rádio comercial na minha cidade que está contratando radilaistas sem o tal registro. Isso pode agora?

Anônimo disse...

NA VERDADE EU PRECISO É DA AJUDA DE VOCES; JA TRABALHEI 8 ANOS COM DJ. EM FM EM MOGI GUAÇÚ SP,SOU MUSICO PROFISSIONAL-MULTI-INSTRUMENTISTA.FIZ O CURSO NO SENAC E COM O CERTIFICADO NA MÃO,SURGIU UMA DÚVIDA: FUI CHAMADO PRA APRESENTAR UM PROGRAMA MUSICAL EM TELEVISÃO,PRODUÇÃO INDEPENDENTE A PRINCIPIO,MAS AINDA NÃO TIREI O O REGISTRO DA DRT;NO MEU DIPLOMA MENSIONA O CURSO DE LUCUÇÃO/ÁUDIO E VIDEO.NA DRT DE MINHA CIDADE ME ALERTARAM QUE POSSIVELMENTE O REGISTRO VENHA COMO DE LOCUTOR,AÍ A DUVUDA SURGIU SE POSSO SE APRESENTADOR EM FRENTE AS CAMERAS,NÃO COMO CERTOS CASOS DE JOGADORES DE FUTEBOL QUE NÃO TEM NENHUM CURSO E SAIRAM DO FUTEBOL PRA TELEVISÃO,COMO FAÇO PRA RESOLVER ESTE PROBLEMA?
ADOREI O BLOG E JÁ SOU FÃ.
ABRAÇÃO A TODOS OS COLEGAS DO RADIO!
MEU EMAIL PRA CONTATO:
fm.novotempo@hotmail.com

Valdir Silva disse...

adorei o blog

Manaus noticia disse...

fiz um concurso e não prestei a atenção sobre o que pedia quando percebi vi que pede o registro de radialista como faço para obter

leonardo.com disse...

Boa noite, estava pesquisando sobre DRT, e encontrei sei Blogger, tenho algumas duvidas:
Sou Locutor de Radio Comunitariaa mas de 3 anos, faço produção de audio e etc. O que eu preciso para obter o DRT? preciso fazer o curso em uma escola de locução ou uma carta assinada pela diretoria da radio, me da esse direito? att, leonardo silva

Anônimo disse...

Olá bom dia, já trabalho como locutor e operador em radio comercial, já tenho carteira assinada, mas acredito que meus dias estão contados, queria saber na verdade o que fazer, tenho que levar no sindicato,ir direto a DRT, porque me falaram que cursos ou seminários não existe mais.
Desde já agradeço pela atenção e parabenizo o blog.

Anônimo disse...

Se Deus quiser eu também conseguir o meu registro, o tão sonhado DRT.um abraço á todos!!!

Entrada Liberada disse...

Gente estava pesquisando sobre a DRT e encontrei este blog.minha situação é delicada...o seguinte: passei no concurso da EBC em 4lugar nacional, já trabalho com tv na área de produção desde 2005, já trabalhei em tvs, em produtoras, porém aqui a profissão é mto piratiada e a minha carteira nunca foi assinada na área. Comecei o curso de graduação em Rádio e Tv na UFMa, porém não o conclui, pois estava bem desanimada com o mercado local. E agora tô perdida e não sei o q fazer p conseguir minha DRT,tava lendo o decreto 94447 ele trata de uma comissãod e radialistas para assinar o termo de Aptidão profissional, isso ainda pode ser usado. Atualmente, sou Coordenadora de Rádio e Tv (produção) da Secretaria de Comunicação do Governo, porém o cargo é comissionado, me ajudem por favor!!!

Jorge Roberto de Almeida disse...

Eu trabalhei em radio e fiz televisão,mas estou precisando do DRT,como eu poderia obter ele ,pois ja trabalhei mas de 10 anos como locutor e apresentador , mas agora preciso ter o minha DRT pq vou entrar em uma televisão que me pediram, e o meu tempo e pequeno preciso urgente ,o que devo fazer.

Jorge Roberto de Almeida disse...

Eu trabalhei em radio e fiz televisão,mas estou precisando do DRT,como eu poderia obter ele ,pois ja trabalhei mas de 10 anos como locutor e apresentador , mas agora preciso ter o minha DRT pq vou entrar em uma televisão que me pediram, e o meu tempo e pequeno preciso urgente ,o que devo fazer.

Satedrn disse...

TIRAR O DRT
Entre em contato com o Satedrn-RN pelo Facebook: Satedrn Riograndedonorte
Ou pelo e-mail: satedrn@hotmail.com
Tire todas as suas duvidas e também o seu DRT.

кaaht disse...

É possível realizar cursos técnicos e obter DRT?

CLEUMIO PINTO RADIALISTA DRT/CE 5687 - MATRICULA 7723 disse...

Amigos, gostaria de informar que no Ceará no Sertão Central existe hoje uma associação onde agrega os colegas da região. Associação de imprensa do Sertão Central - AISC. Fiquei feliz em encontrar este blog e já o coloquei em meus favoritos pois tem muita informaçao interessante e já republiquei a materia acima. Meu Blog é www.pintonews.blogspot.com, estaremos sempre conectados com tudo sobre rádio.
cleumiopinto@gmail.com este é meu contato eletrônico.
Um grande abraço e estaremos sempre a disposição, Presidente da AISC - Cleumio Pinto.

Anônimo disse...

ME AJUDEM!
ATUALMENTE FIZ O CURSO DE RADIO E TV EM SAO PAULO, E ESTOU TIRANDO MEU DRT EM MACEIO, EXISTE DIFERENÇA ENTRE O DRT PARA QUEM FEZ UM CURSO DE RADIALISTA ENTRE QUEM FEZ UM CURSO SUPERIOR DE RADIO E TV?? CASO EXISTA, VEM ALGO DESCRITO DIFERENTE NA CARTEIRA DE TRABALHO??

Anônimo disse...

Olá, moro em Goiânia, curso o quinto período de jornalismo e recebi uma proposta para trabalhar em um rádio apresentando um programa. Tenho 19 anos, como faço para estar dentro dos registros? o que preciso fazer?

Anônimo disse...

gostaria de saber se o sindicato dos radialistas pode cobrar algum valor do empregado para da entrada no regisro profissional do mesmo?

Anônimo disse...

quais são o cursos online verdadeiros que realmente tem como nos entregar a nossa drt ?

Anônimo disse...

gh6Olá.Trabalho com carteira assinada em uma rádio comercial a 2 anos,mais ainda não tenho DRT.Fiz durante todo esse tempo 8 horas por dia e sem receber extra,a empresa não me paga piso salarial e atrasa frequentemente o pagamento.Coloquei na justiça do trabalho e estou aguardando...Tenho todos os direitos de locutora perante a lei?Estou com um pouco de medo da rádio alegar que por não ter DRT,não tenho os mesmos direitos.Lembrando que exerço a profissão e tenho carteira assinada como tal.Por favor se alguém souber a resposta me avisa,tenho urgência em saber.Desde já,obrigada!

Seguidores Blog Dos Radialistas